1. Sentar-se no chão, pernas estendidas. 2. Dobrar a perna direita, pegar no pé direito e colocá-lo na base da coxa es-querda, mantendo o calcanhar perto do umbigo.3. Dobrar a perna esquerda, pegar no pé esquerdo e colocá-lo na base da coxa direita, mantendo o calcanhar próximo do umbigo.
4. As plantas dos pés devem estar viradas para cima.5. Coluna vertebral bem direita e as mãos repousam nos joelhos com as palmas viradas para cima.
Se na prática da âsana e do prânâyâma já é aconselhada a orientação de um
professor devidamente quali! cado, no exercício da meditação é imprescindível uma
aprendizagem e orientação junto de um professor que, para além do conhecimento
teórico, possua também a realização daquilo que ensina.
Uma prática de meditação mal orientada leva o aluno a um estado de alienação
que nada tem a ver com uma presença do ser no mundo, e pode provocar graves dese-
quilíbrios psíquicos. Aliás, como é do conhecimento geral, um livro nunca pode substituir
um ensino vivo.
cambogia
Estas são algumas da razões que nos levaram a elaborar este capítulo, segundo
uma organização que parte da exposição do exercício da meditação segundo Patañjali,
o que nos faz, de imediato, perceber a subtileza deste tipo de exercício. Conclui-se o
presente capítulo com a apresentação de um trabalho elementar teórico-prático sobre o
exercício do silêncio interior, etapa incontornável para um aprofundamento do estudo e
da prática do yoga.
O exercício da meditação segundo Patañ
Bahiranga e antaranga ou o yoga exterior e o interior
Na segunda secção do seu tratado Yoga-sûtra (sâdhanâ pada), Patañjali apre-
senta a sua via de progressão em oito membros ou anga, o asthanga yoga (Vide supra,
cap. Yoga hindu: Raja-yoga), dividindo este caminho em duas etapas ou fases:
- Bahiranga, que é constituída pelos cinco primeiros membros: yama, niyama,
âsana, prânâyâma e pratyâhâra, correspondendo ao yoga exterior;
- Antaranga, constituída pelos três últimos membros: dhâranâ, dhyâna e sa-
mâdhi, e que para Patañjali corresponde ao yoga interior ou ao yoga propria-
mente dit
O bahiranga não é, de modo algum, um trabalho menor. O conhecimento e a
prática destes primeiros membros são incontornáveis para um estudo verdadeiro do
yoga. Patañjali indica que, sem o trabalho desenvolvido por estes cinco anga, seria
impossível empreender o estudo do yoga interior.
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