quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Bijuterias TK

Assim, sintetizando, deve-se inicialmente conceituar o design nesta pesquisa como desenho industrial, enquanto campo de estudo do objeto e das necessidades sociais, como profissão cuja formação envolve disciplinas capazes de abranger conhecimentos de diversas áreas na solução dos problemas que se apresentam dentro do seu campo de atuação e de cada área com suas especificidades, e basicamente como atividade que tem a função de estabelecer um diálogo entre designer, cliente (empresa), produto e usuário. Produto aqui significando “o resultado de qualquer produção material” (REDIG, 2006, p.172).
Especialmente no que diz respeito à jóia enquanto design de produto, considera-se ser o conceito que envolve a criação joalheira sob a perspectiva da metodologia de projeto de grande interesse de estudo para o setor joalheiro nesse momento. Assim posicioná-la possibilitará que as empresas a entendam como parte de suas estratégias de negócios e atendam objetivamente à demanda do mercado a que se destina. atacado de bijuterias
Falar em produto e mercado pressupõe a produção em pequena ou grande escala envolvendo todos os parâmetros a ela inerentes. O papel do designer é o de pesquisar e definir a criação, observando e compreendendo o contexto em que está inserida, tanto em relação ao potencial produtivo como de seu público. bijuterias on line

Deverá conhecer e atender ao usuário em sua totalidade, isto é, em seus aspectos físicos, psíquicos, cognitivos, culturais, sociais, econômicos e ecológicos. (ibidem, p.172).
Assim, parte-se do princípio de que a Joalheria de Autor, tem como proposta a necessidade da própria expressão pessoal do artista e o designer, em contraposição, adotando a metodologia de desenvolvimento de projeto de produtos, atua a partir de uma necessidade ou demanda específica de outro sujeito que não ele mesmo.

Esta discussão nos remete ao que trata Maldonado (1991) quando comenta a questão existente na Itália quanto a haver um design quente e um outro frio. Maldonado refere-se ao discurso de Alessandro Mendini, arquiteto, designer e professor, embora não o citando textualmente, o que fará Dijon de Moraes (1997, p.137) referindo-se justamente sobre sua colocação em relação à produção do objeto “feito em pouca quantidade, com poucos meios e destinado ao usuário artístico-cultural de pouca sujeição social” (ibidem, p.137), ao que chamou de design quente, em contraposição ao design destinado à produção industrial, com produção em série, o design frio. semi joias para revender

Mas não se pretende aqui entrar na discussão do art design, como é chamado por alguns estudiosos este design quente, já que se considera por premissa para esta pesquisa o design enquanto atividade projetual inserido em contextos, com público (usuário) definido, a quem se dirige a criação e não como resultado da necessidade pessoal de expressão do designer. O design com objetivos específicos na solução de problemas, e não apenas como a arte da configuração, Esta postura nos distanciaria da prática do design de jóias hoje junto a empresas como demanda real do mercado de trabalho profissional que, embora baseado na inspiração pessoal, não prescinde do saber técnico voltado para o atendimento a um público específico e os parâmetros que a partir dele se estabelecem para produção, oposto à idéia de uma jóia criada, como o que prega Mendini, a partir dos próprios parâmetros de satisfação pessoal do artista.. folheados atacado

Sobre isso discorre Mendini: “Foge-me a palavra projeto como definição de alguma coisa que se pode prever, metodizar e aplicar. Portanto, não repudio, mas mudo a direção; penso um objeto assim como um pintor pensa a pintura: liberto-me de tudo, dos condicionamentos funcionais e acentuo, exaspero, dou preferência à função estética (...) os meus projetos são endereçados aqueles poucos que interessam ao meu discurso”.(ibidem, p.140). bijuterias para revender
Nesta pesquisa considera-se a afirmação de Mendini mais próxima da produção autoral, que embora envolva o design, o considera como configuração dos objetos, sujeitando-o ao gosto pessoal do seu criador.

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