quarta-feira, 10 de maio de 2017

Como realizar pinturas

Como realizar pinturas

O quarto grupo trata de tutoriais compostos por imagens, textos e vídeos da
mesma maneira que os tutoriais que tratam das pinturas tradicionais, esta
combinação só é encontrada em cursos completos online. A linguagem costuma ser
informal com assuntos variados e os temas são diversos, normalmente iniciam-se
em temáticas mais básicas sobre o funcionamento das ferramentas chegando a

práticas mais avançadas. São normalmente feitos apenas por artistas profissionais
da área de ilustração. Estes cursos são disponibilizados na internet e o conteúdo
oferecido precisa ser adquirido através de uma assinatura ou compra das aula. Foi
encontrado um exemplo de tutorial gratuito com esta combinação, porém os vídeos
não estavam junto com a descrição - a sequência era composta de imagens e textos
e o vídeo era mencionado na explicação em diversos momentos, correlacionando a
trechos do vídeo. Como realizar pinturas

fazer pintura no tecido
como fazer pintura no tecido
pintura em tecido
como pintar um tecido
A seguir, a tabela 02 apresenta de forma consolidada a análise dos tutoriais:
Imagens Imagens e Textos Vídeos Como realizar pinturas

Tabela 02: Comparação entre tipos de tutoriais divididos em dois grupos.
Fonte: A autora.
Considerando a análise realizada é possível apontar diretrizes para a
realização do tutorial proposto por este estudo. Em um primeiro momento, um
destaque para a interatividade apresentada por alguns tutoriais, que na maioria dos
grupos é passiva, ou seja, se apresenta apenas para uma leitura sequencial seja de

imagens ou da correlação texto imagem. Deste modo deve-se considerar uma maior
possibilidade de interação do usuário junto ao tutorial e para este fim é necessário
que o tutorial a ser desenvolvido se apresente de maneira digital. O tutorial, portanto,
deve apresentar uma composição vertical, adequando-se a um padrão de uso

presente nas interações com mídias digitais. O padrão de cor será claro para que
não pese visualmente ao aluno e serão usados dois tipos de fontes, sendo um para
os textos formais de explicação e outro para os textos informais.
Em relação ao conteúdo, é necessário que seja abordado de forma
específica, porém apresentado um resultado geral, ou seja, uma imagem com
diversos pontos a serem vistos que, durante a explicação, sejam

Nenhum comentário:

Postar um comentário